segunda-feira, 13 de julho de 2009

Como fazer um véu

Casar não é nada barato... Então, quem quiser se arriscar e fazer o seu próprio véu para economizar uma graninha, aqui vai um passo-a-passo, que achei no blog Casando sem Grana (o original e as fotos são do blog Chica and Jo e a tradução do Fazendo meu Casamento):

Material:
O material principal é o tule que pode ser encontrado em 1,20m ou 2,40m de largura. Se quiser um véu mais volumoso utilize o de 2,40m.

A metragem necessária de tule vai variar de acordo com a vontade da noiva, então é preciso medir do alto da sua cabeça até o tamanho que deseja o veu e dobre este comprimento.

Cortando o Tule:
Coloque o tule sobre uma mesa ampla ou sobre o chão limpo e mantenha dobrado na metade do comprimento. Coloque a dobra virada para você. Neste ponto você terá duas camadas de tule. Agora dobre o tule na metade encostando as laterais do comprimento. Neste ponto você terá quatro camadas de tule.
Meça novamente o comprimento que você quer que o véu tenha - do topo da cabeça até em baixo - e corte o excesso (mantenha o tecido dobrado) se necessário. Depois faça uma curva marcando o tule e corte-o em movimentos delicados.

Se precisar de um guia, use uma bandeja grande o suficiente para marcar a curva. Você terá o formato de um quarto de círculo.

Organizando as Camadas:
Desdobre o tule completamente. Neste ponto você terá uma camada de tule. As linhas em vermelho abaixo mostram onde o tule estava dobrado.
Organizando as Camadas:
Desdobre o tule completamente. Neste ponto você terá uma camada de tule. As linhas em vermelho abaixo mostram onde o tule estava dobrado.
Franzindo o Tule:
Agora você deve escolher se quer as duas camadas de tule saindo do topo da cabeça ou não. Se você escolher a primeira opção o topo do véu ficará mais fofo. Essa decisão é importante se você deseja usar uma coroa ou uma tiara porque esse acessório ficará somente no final ou no alto da sua cabeça dependendo da sua escolha.

Este desenho abaixo mostra as duas variações.
O primeiro franzindo somente o meio e o segundo franzindo as bordas

Para a primeira opção você vai franzir somente o meio do tule como visto no primeiro diagrama abaixo. Para a segunda opção você vai franzir toda a borda (da dobra) do tule como visto no segundo diagrama.
Uma vez decidido quanto de tule você quer franzir faça um alinhavo dando com agulha e linha branca forte dando pontos de fora para dentro em volta da borda usando pontos pequenos. Puxe a linha do alinhavo franzindo o tule de acordo com a sua escolha deixando apenas 2 cm na ponta. Arremate bem para a linha não soltar.
As fotos abaixo mostram o processo de alinhavo da primeira opção com apenas o meio franzido
Prendendo um pente frânces ou uma presilha:
Agora pegue o tule franzido e costure firmemente em um pente frânces simples ou uma presilha.


Você pode usar uma tiara ou uma coroa decorada também, se quiser. Apenas posicione por cima do véu na sua cabeça. Se desejar você pode costurar o véu diretamente na tiara dependendo do estilo dela.

Decorando o véu (Opcional):
O véu está pronto! Mas uma forma de acabamento mais refinado é costurar uma fita ou víes de cetim na ponta do tule - fica mais fácil se deixar uma margem para costura e aparar depois.


Agora corte o excesso de tule e pronto.

Não precisa cortar milimetricamente, pois ninguém a mais de meio metro irá notar a diferença...

Se quiser podem enfeitar com brilhos, rendas e aplicações.
Parabéns! Seu véu está pronto!!!

13 comentários:

Nanda disse...

Complexo, não?! Garanto que a Vera já faz de olhos fechados....melhor deixar pra ela!

Fê... disse...

bah nem li, muito grande e nem passa pela minha cabeça fazer algum veu algum dia

Unknown disse...

Complexo, hein?! Mas se eu tivesse talentos manuais, tentaria fácil! Hahahahahaha! beijão =****

Fazendo Meu Casamento disse...

Obrigada por citar os créditos.
É que está rolando a maior confusão no meio bloguístico por causa de postagens duplicadas sem fonte.
Bj!

Anônimo disse...

brigada! Adorei as dicas! Quero fazer uma fantasia de noiva para uma festa! Procurei na net e adorei suas dicas!

Dani e Carlos disse...

Adorei! Estou customizando meu vestido que comprei numa loja de shopping, não é de noiva... além de caros, não pareciam comigo! rs

Agora estou pensando se uso véu ou não. Adorei a Dica! Obrigadaaaaa!

nenecas disse...

Lilian,fico feliz em saber que o blog foi útil para ti..

Dani, tenho certesa de que teu vestido vai ficar lindo, econômico e super exclusivo!!!! Também não me identifico com os vestidos tradicionais... Adoraria ver o teu pronto... Beijos

Unknown disse...

Pô, bacana, tava procurando como fazer,e pelo jeito sou uma das poucas que entendeu, vou fazer um preto pra uma festa de Halloween, valeu...

Thais Lari disse...

Adorei!!!! Estou precisando economizar no meu casamento mesmo... vou tentar!!! Obrigada por conpartinhar esta idéia!!! Abraços

Unknown disse...

Poxa obrigada pela dica muito show, vou pedir para a costureira fazer para minah prima pois iremso fazer uam apresentação muito show. bjoss.

Miss Richesse disse...

amei facil facil! estou fazendo o vestido d enoiva de minha dentista espero que todos gostem!!! Amo costura, moda, vestidos, bjos bjos

Carla Pimentel disse...

Muito obrigada pela postagem...
Eu sou a irmã da noiva também, e além de estar organizando todo o casamento dela, ela me pediu para fazer o véu. Não sabia nem por onde começar. Agora já sei como fazer ele todo!!!
Mando foto depois de proto.
Beijos

Barbara e Michell disse...

nooossa. e mto fácil,estava procurando um modelo de veu para fazer para uma festa a fantasia, achei este e no começo achei dificil, mas dpois pguei uma folha A4, e consegui... agora maos a obra!!!